[PITSTOP] #3 - V8 Supercars
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[PITSTOP] #3 - V8 Supercars
Olá gente! Sentiram a falta dessa coluna?
Pois aqui estamos de volta em nossa terceira edição, agora falando sobre a V8 Supercars. Ela é uma categoria multi-marca de turismo australiana. Tem 37 etapas e blá, blá, blá... muito melhor se formos ao ponto objetivo, não acha?
O campeonato tem origem no extinto ATCC (Australian Touring Car Championship) e em 1998 foi possível formar um esboço da categoria por meio da Shell Championship Series. Aos poucos muita coisa foi mudando e em 2002 a V8 Supercars ganhou esse nome. A expansão da categoria foi tanta que chegou a organizar uma corrida na Nova Zelândia em 2001, na China em 2005 e no circuito de Yas Marina mais recentemente.
Atualmente a V8 tem quatro carros homologados para a categoria através do Car of the Future: Ford Falcon, Holden Commodore, Mercedes-Benz E63 AMG e Nissan Altima L33. O peso mínimo do carro é de 1,4 tonelada COM O PILOTO e o piloto deve ter no mínimo 100 quilos com os equipamentos de segurança. O motor também deve ter um mínimo de peso: 200 kg.
Todos os carros tem motor frontal e tração dianteira. Usam um motor 5.0 litros com injeção eletrônica, capaz de produzir até 650 bhp. A limitação de RPMs do motor é de 7500. Os bólidos usam freios dianteiros e traseiros feitos pela AP Racing. São usadas rodas de 18 polegadas fabricadas pela Rimstock e pneus Dunlop. Com o atual modelo (Car of the Future), o custo do carro caiu consideravelmente: de 600 para 250 mil dólares. O motor também teve uma queda de preço: 100 para 50 mil dólares.
Para competir na V8, é necessária ter uma licença da CAMS ou algo equivalente a este nível. As equipes são formadas de um ou dois carros, dependendo de qual é. A categoria de acesso, a Dunlop V8 Series é bem menos conhecida do que a principal porém ganhou notoriedade mundial pela entrada do ex-campeão de MotoGP Casey Stoner.
A categoria usa diferentes sistemas de pontuação dependendo de cada etapa, sendo que o máximo que um piloto pode conquistar é 300 pontos na Bathurst 1000. A Sandown 500 usa 2/3 do esquema de pontos dos 1000km, o formato duas corridas metade, o formato três corridas em 1/3 dos pontos; no formato quatro corridas é usado o esquema de 1/4 dos pontos da Bathurst 1000.
Sobre a transmissão de TV, a Seven Network transmite ao vivo todas as corridas. No Brasil isso fica a cargo do BandSports, que transmite algumas corridas em delay.
E por aqui acaba mais uma edição da coluna. Até breve!
Pois aqui estamos de volta em nossa terceira edição, agora falando sobre a V8 Supercars. Ela é uma categoria multi-marca de turismo australiana. Tem 37 etapas e blá, blá, blá... muito melhor se formos ao ponto objetivo, não acha?
O campeonato tem origem no extinto ATCC (Australian Touring Car Championship) e em 1998 foi possível formar um esboço da categoria por meio da Shell Championship Series. Aos poucos muita coisa foi mudando e em 2002 a V8 Supercars ganhou esse nome. A expansão da categoria foi tanta que chegou a organizar uma corrida na Nova Zelândia em 2001, na China em 2005 e no circuito de Yas Marina mais recentemente.
Atualmente a V8 tem quatro carros homologados para a categoria através do Car of the Future: Ford Falcon, Holden Commodore, Mercedes-Benz E63 AMG e Nissan Altima L33. O peso mínimo do carro é de 1,4 tonelada COM O PILOTO e o piloto deve ter no mínimo 100 quilos com os equipamentos de segurança. O motor também deve ter um mínimo de peso: 200 kg.
Todos os carros tem motor frontal e tração dianteira. Usam um motor 5.0 litros com injeção eletrônica, capaz de produzir até 650 bhp. A limitação de RPMs do motor é de 7500. Os bólidos usam freios dianteiros e traseiros feitos pela AP Racing. São usadas rodas de 18 polegadas fabricadas pela Rimstock e pneus Dunlop. Com o atual modelo (Car of the Future), o custo do carro caiu consideravelmente: de 600 para 250 mil dólares. O motor também teve uma queda de preço: 100 para 50 mil dólares.
Para competir na V8, é necessária ter uma licença da CAMS ou algo equivalente a este nível. As equipes são formadas de um ou dois carros, dependendo de qual é. A categoria de acesso, a Dunlop V8 Series é bem menos conhecida do que a principal porém ganhou notoriedade mundial pela entrada do ex-campeão de MotoGP Casey Stoner.
A categoria usa diferentes sistemas de pontuação dependendo de cada etapa, sendo que o máximo que um piloto pode conquistar é 300 pontos na Bathurst 1000. A Sandown 500 usa 2/3 do esquema de pontos dos 1000km, o formato duas corridas metade, o formato três corridas em 1/3 dos pontos; no formato quatro corridas é usado o esquema de 1/4 dos pontos da Bathurst 1000.
Sobre a transmissão de TV, a Seven Network transmite ao vivo todas as corridas. No Brasil isso fica a cargo do BandSports, que transmite algumas corridas em delay.
E por aqui acaba mais uma edição da coluna. Até breve!
Chad'- Membro
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